Páginas

5.06.2014

Dicas de português - Parte 1

Yay! Português!



Eu sei, eu sei, que vocês sentiram a minha falta, precisavam da minha presença e trabalho escravo pra fazer os posts que vocês sentiam falta dos meus posts. Então, AQUI ESTOU
        podem comemorar





E vcs estão se perguntando o porquê de eu estar tão sumida

Primeiro, eu estar sumida não é novidade >:v


Segundo, provas e provas e provas


Terceiro, preguiça...


Quarto, meu pc quebrou DE NOVO


"Nossa, Mii, tantas vezes q o seu pc quebrou que, ou alguma dessas vezes é mentira, ou seu pc é da TekPix " -Leitores


Não, não é mentira, e não, meu pc não é da TekPix, mas descolou algum negócio lá e tá complicado consertar, então eu estou no pc da minha mãe.


Mas, eu queria começar esse post com uma coisa, digamos que, importante na vida dos brasileiros, vulgo, que não escrevem muito bem...



        PORTUGUÊS

NÃO ESTOU DIZENDO QUE NUNCA ERREI, MAS SÓ QUERO AJUDAR VCS, CALMA, ABAIXEM AS 'PREDA'. 



Queria começar com o básico


A gente- Nós (após o 'a gente', verbos conjugados na terceira pessoa do singular) Exemplo: A gente brincou muito.


Agente- 007 ou agente secreto ;3


O que- 'O' é um artigo, e 'que' é um pronome, nunca ficam juntos, tipo, "Oquê?", não, na verdade seria "O quê?", mas essa questão é quando o "o que" está no final da frase, que leva o nosso querido, acento circunflexo (^), quando está no começo ou meio, fica sem acento mesmo.


Uso dos 'porquês'


Um caso que quase todos erram (até eu já errei bastaaaaaante).


Por que- No começo de perguntas, ou na resposta quando está atuando um sinônimo de "razão", "motivo"


Exemplo: Por que você faltou ontem?.

Por que você está magoada?
Ela explicou por que está magoada.

Por quê- Final de frases


Exemplo: Por quê? Você sabe muito bem por quê.


Porque- Conjunção coordenativa explicativa; pode ser substituído por 'pois'; explica algo em uma resposta, geralmente vem após uma vírgula (depois eu explico o uso da vírgula, talvez).


Exemplo- Ela está triste, porque brigou com a irmã.


Leve esse sapato, porque está com um preço melhor


Porquê- Explicação; pode substituir, ou ser substituído as palavras "razão" e "motivo"

Eu te expliquei o porquê disso tudo

(Eu te expliquei a razão disso tudo, ou, Eu te expliquei o motivo disso tudo)

PALAVRAS TERMINAM SEMPRE COM "M"


Eu/Mim


Eu- Sempre acompanhado do verbo, sujeito, por exemplo, Eu estou mal, Deixe isso para eu fazer.

Também aparece na parte de companhia. Exemplo: Eu e ela vamos brincar.

Mim- Como poderia explicar... Bem, o mim é usado para, por exemplo, coisas que são feitas para você, etc. Exemplo: Isso é para mim?


Mal/Mau


Mal- Significado ao contrário é 'bem'. Exemplo: Estou mal (Estou bem). Ele é um homem do mal (Ele é um homem do bem)

Mau- Significado ao contrário é o 'bom'; uma coisa boa, etc.

Exemplo: Isso é mau. (Isso é bom). Esse homem é mau. (Esse homem é bom).

Mas/Mais/Más


Mas- Conjunção coordenativa adversativa; pode ser substituído, ou substituir o 'porém' que também é uma conjunção coordenativa adversativa; um porém de algo.


Exemplo: Fui ao mercado, mas (porém) não comprei o que queria. 

Foi à escola, mas passou mal.

Mais- Adição; NUNCA VEM ANTES DE (MAIOR, MELHOR, ETC).

Exemplo: Isso está mais caro do que aquilo.
Dois mais dois é igual a quatro.

Más- Pessoas más, coisas más, etc.

Exemplo: Naquele bairro há muitas pessoas más.


-Mii

Nenhum comentário:

Postar um comentário